Vale a pena morar em condomínio: entenda tudo sobre isso e veja se realmente é uma opção interessante
Sendo uma opção que geralmente requer um investimento um pouco maior, muitos se perguntam se realmente vale a pena morar em condomínio atualmente.
Até porque, diferente de morar em um bairro aberto e de forma considerada convencional, morar em casa ou apartamento localizado em condomínio traz diversas particularidades que precisam ser levadas em consideração.
Estamos falando de um local onde moram um determinado conjunto de pessoas, trazendo vantagens e desvantagens.
Para que você consiga realizar a melhor escolha com base no seu perfil atual, veja se vale a pena morar em condomínio fechado e conheça tudo sobre.
Como funciona a moradia em condomínio?
Diferente de um bairro comum, o condomínio possui diversas particularidades diferentes de um imóvel próprio independente, principalmente para quem planeja ter sua primeira experiência.
Primeiramente, em um condomínio fechado existe uma pessoa ou um grupo de pessoas conhecido como síndico, responsável por tudo que ocorre nele.
Ou seja, é uma pessoa responsável pelos cuidados na conservação dos bens comuns, relação de funcionários e dentre outros. O síndico geralmente é uma pessoa moradora do local, eleita pelos próprios proprietários.
Além disso, em um condomínio fechado, geralmente você como morador tem acessos a locais de uso comunitário, como áreas de lazer, campos de futebol, áreas para receber candidatos para confraternização e outros.
Geralmente, esses locais precisam ser reservados com antecedência a depender do fluxo de pessoas e qualquer morador pode utilizar.
Morar em condomínio também possui algumas regras especificas que vão variar conforme cada local, como deixar o jardim em frente a sua casa sempre bem cuidado, manter seu ambiente sempre limpo e cuidado, evitar excesso de ruídos e dentre outras coisas.
Lembrando que ao não seguir as regras, você geralmente pode ficar sujeito a uma pequena advertência ou em casos mais graves uma multa.
Lei do silencio em condomínios
Para você que não sabe, saiba que existe uma previsão em lei que traz estabelece regras e pontos importantes relacionados ao silencio em condomínios.
A lei em vigor atualmente funciona da seguinte forma?
Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.
Art. 1.336. São deveres do condômino:
IV – Dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.
O síndico será a pessoa responsável por tomar as providencias com base no acordado em contrato caso o morador venha a descumprir a lei do silencio.
Quais as vantagens de morar em condomínio fechado?
Para você que está se perguntando vale a pena morar em condomínio fechado, a seguir mostraremos algumas das principais vantagens desse tipo de moradia:
Áreas de lazer inclusas
Morar em condomínio pode trazer consigo benefícios únicos e que você como morador pode aproveitar sempre que quiser, como:
- Quadras de esportes;
- Piscinas;
- Playgrounds;
- Academias e outros.
Ou seja, muita das vezes você não vai precisar sair da região próxima a sua casa para ter um momento de lazer.
Mais segurança
Morar em condomínio fechado é sinal de uma maior segurança, uma vez que se trata de um ambiente bastante controlado com portarias de acesso, cercas elétricas, câmeras e outros.
Assim, todos os moradores conseguem ter muito mais segurança, só entrando no ambiente geralmente pessoal autorizado e moradores locais.
Maior organização e tranquilidade
Em condomínio fechado geralmente você consegue ter acesso a um local muito mais organizado, com ruas limpas, bem asfaltadas, com espaços para caminhadas e dentre outros.
Ou seja, é possível ter um estilo de vida muito mais tranquilo, tornando o seu uso vem vantajoso.
Quais as desvantagens de morar em condomínio fechado
Para entender se vale a pena morar em condomínio é preciso conhecer algumas desvantagens que podem pesar bastante no momento da escolha, como:
Espaços compartilhados
Se você não possui sua própria área de lazer em casa, você precisará compartilhar com os outros moradores as áreas comuns, o que vai necessitar de um certo diálogo e consenso entre eles.
Além disso, e devido a isso, se tornarão áreas que nem sempre você terá acesso a qualquer momento, geralmente precisando reservar ou indicar que será usada.
Menor privacidade
Tanto casas quanto apartamentos, geralmente morar em condomínio fechado é sinal de falta de privacidade, uma vez que você terá vizinhos muito próximos, geralmente sendo uma casa “colada” na outra.
Ou seja, diferente de morar em um local aberto, que você pode construir sua casa um pouco mais afastada, aqui isso geralmente não é possível.
Maior burocracia
Até como uma forma de oferecer mais segurança, um condomínio fechado oferece uma certa burocracia para determinadas ações como é o caso de receber visitas.
Geralmente, para receber visitas, é necessário que a pessoa que vai lhe visitar faça um cadastro, solicitando em muitos casos documentos, cadastro de digitais e outros.
Além disso, quase sempre você precisará autorizar a entrada de determinada pessoa, mesmo que ela já possua cadastro, caso ela não esteja como moradora do local.
Maiores gastos
Ao morar em condomínio, você precisa ter ciência que existirão alguns gastos extras para estar nesse local, como taxas de condomínio, fundo de caixa (para manutenções e afins), serviços adicionais como jardineiros, piscineiros e outros.
Portanto, é um custo de vida um pouco mais caro.
Vale a pena morar em condomínio?
Para responder a dúvida se vale a pena morar em condomínio, saiba que isso será muito relativo conforme o seu perfil.
Por exemplo, se você busca por mais segurança, conforto e tranquilidade, possuindo condições financeiras mais folgadas e não tendo problema com burocracia, morar em condomínio fechado pode ser uma excelente opção.
No entanto, se você está buscando economizar, tem problemas com burocracia excessiva, e não gosta da sensação de se sentir “trancado”, morar em condomínio não será a melhor opção.
Portanto, avalie sua atual situação e conforme o seu perfil, você vai ter noção de qual será a melhor escolha nesse momento.
E lembrando, caso você opte pelo condomínio, algumas dicas que lhe oferecemos antes de fechar contrato são:
- Cuidado com fraudes – verifique documentações, clausulas de contrato e dentre outros;
- Fique atento aos serviços extras para não ser pego de surpresa – se necessário tire todas suas dúvidas antes de aceitar o contrato;
- Veja se aceita pets (Caso tenha interesse ou já possua um);
- Verifique a estrutura das casas e do condomínio em geral, como ruas, acessos, localizações e outros.
Por fim, caso precise ainda de assessoria e dicas para comprar a melhor casa, entre em contato conosco da Imobiliária Magalhães e realize a melhor compra.
magalhaesempreendimentosimobiliarios@outlook.com
(62) 9 9924-7649