5 erros comuns na venda de um imóvel que você talvez não sabia!

residence-2219972_1920

5 erros comuns na venda de um imóvel que você talvez não sabia!

Realizar o sonho da casa própria com certeza é uma das maiores conquistas para maioria das pessoas. No entanto, chega um momento que é preciso avançar, e muitos fazem a venda de um imóvel na busca de comprar outro cada vez melhor.

Porém, um erro muito comum nesse momento é não ficar atento a diversos detalhes, esses que desvalorizam o seu imóvel ou até que prejudicam a transferência para outra pessoa.

Assim, algo que era para ser simples e relativamente rápido, pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, e você pode sair perdendo muito dinheiro.

Por fim, diante disso, para evitar que você venha a passar por esses problemas, confira a seguir 5 erros comuns na venda um imóvel que talvez você não sabia, mas que influenciam diretamente esse processo.

1.    Não ter noção da documentação necessária

Um dos maiores erros, e que com toda certeza podem atrapalhar diretamente a negociação do seu imóvel e a realização da venda é não ter noção da documentação necessária.

Por não ser algo do cotidiano de muitas pessoas, é comum que dúvidas venham a surgir e muitos acabem ficando perdidos nesse momento.

E, não vamos negar que a emissão e separação da documentação essencial para venda de um imóvel é algo bastante burocrático e confuso.

No entanto, para te ajudar nesse processando separamos a seguir os principais documentos tanto pessoais quanto do imóvel precisam estar corretamente prontos nesse momento:

Documentos pessoais

Antes de qualquer coisa, você como proprietário do imóvel, precisa estar com todo os seus documentos ativos e em dia para realizar a transação.

Mesmo que o seu imóvel esteja totalmente em dia, caso exista algum problema em sua documentação, o processo pode ter problemas.

Desse modo, os principais documentos pessoas necessários são:

  • RG e CPF;
  • Certidão de Nascimento (ou casamento) atualizada;
  • Certidão de Distribuidor Cível, Certidão de Feitos da Justiça Federal e Certidão de Feitos da Justiça do Trabalho (verifica se existe ou não ação vinculada em seu nome nas jurisdições);
  • Certidão Negativa de Interdição, Tutela e Curatela (demostra que não existe nenhuma limitação judicial.

Por fim, vale citar também que o comprador do imóvel também deverá estar com sua documentação em dia para realizar a compra.

Documentos do imóvel

Com todos os documentos pessoais referentes a venda de um imóvel em mãos, chegou a hora de separar os referentes a casa ou apartamento.

Você precisará ter os seguintes documentos:

  • Cópia Autenticada da Escritura;
  • Certidão Negativa de Ônus Reais (independente se o imóvel está hipotecado ou penhorado);
  • Registro do imóvel;
  • Certidão de Ações Reipersecutórias e Alienações
  • Declaração de Débitos Condominiais (usado para casas ou apartamento em condomínios, mostrando a inexistência de débitos);
  • Declaração de Pagamento do IPTU: podendo ser uma cópia autenticada do recibo de pagamento ou de suas parcelas correspondentes ao período;
  • Averbação do Imóvel;
  • Planta Baixa do Imóvel (Deve ser aprovada pela Prefeitura ou assinada por um engenheiro, exigida principalmente se o imóvel for passar pelo processo de financiamento).

Além disso, vale citar que a promessa de compra e venda também é um documento de grande importância, esse sendo um contrato que documenta e atesta a negociação, trazendo mais segurança para você e o comprador.

2.    Não fazer a manutenção após desocupar o imóvel

Um dos erros comuns na venda de um imóvel e que poucas pessoas sabem disso, é deixar de fazer as manutenções corretas na casa ou apartamento antes de realizar a venda.

Isso porque, por mais que você seja uma pessoa organizada e que cuidou muito bem do seu imóvel, ainda sim, ele vai apresentar problemas comuns e que precisam ser solucionados antes da venda.

Assim, deixar as manutenções para o próximo morador pode gerar diretamente uma desvalorização no preço do imóvel, onde você perde um grande potencial de venda que ali poderia ser obtido.

As principais manutenções que precisam ser revisadas antes de desocupar definitivamente uma revisão são:

  • Pintura;
  • Alvenaria;
  • Iluminação (verificando se não há lâmpadas queimadas e outros);
  • Hidráulica (verificando se não há vazamentos de canos, se todas as torneiras estão funcionando e outros);
  • Segurança (verificando se câmeras de segurança, cercas elétricas e outros todos estão funcionando corretamente);
  • Piso (verificando se não há cerâmicas quebradas, manchadas e afins);
  • Jardim, se houver (verificando se as plantas estão bem aparadas e se esteticamente ele está adequado).

Assim, é por esses motivos que se é muito importante no momento da venda e compra de um imóvel, ter apoio de profissionais especializados, que irão avaliar esse ponto, lhe ajudando a solucionar e realizar a melhor negociação.

Inclusive, nós da Imobiliária Magalhães somos referência na venda e compra de casas, possuindo um grupo de profissionais especializados, que irão lhe ajudar durante todo esse processo.

3.    Falta de limpeza

Infelizmente, a ideia de que “o outro morador quem vai limpar” ainda é algo presente na mente de muitas pessoas, sendo isso um grande erro.

Isso porque, você precisa ter a noção nesse momento que todos os principais detalhes serão avaliados pelos novos moradores, que precisam gostar do imóvel e se sentir atraídos, para assim realizar a compra.

Assim, mostrar uma casa limpa, organizada e bem cuidada, vai gerar muito mais valor para o seu imóvel, que será mais bem valorizado pelo comprador.

Dessa forma, fazendo isso você consegue até mesmo ofertar o imóvel por um preço mais elevado, conseguindo melhores negociações.

Portanto, durante esse momento, leve bastante em consideração deixar o imóvel limpo, sem manchas no chão, sempre bem pintado, organizado e cheiroso, pois isso vai lhe ajudar bastante na negociação.

4.    Não permitir uma visita completa

Se coloque no lugar do comprador: você gostaria de ser barrado durante a visita ao imóvel que deseja comprar, não conseguindo ver tudo?

Infelizmente, por mais absurdo que possa parecer, isso está dentre os erros comuns na venda de um imóvel, sendo algo bastante realizado por algumas pessoas.

Dessa forma, devido ter deixado falhas ou não ter preparado o ambiente corretamente, muitos pessoas acabam limitando a visita dos possíveis compradores, que não conseguem visitar o imóvel por completo.

Porém, para você que deseja a melhor negociação e conseguir fazer uma venda de qualidade, é essencial deixar todo o imóvel disponível para visita.

Por fim, é fazendo isso que você consegue mostrar ainda mais os benefícios e vantagens do imóvel, valorizando-o.

5.    Não obter ajuda profissional

Um dos maiores erros na venda de um imóvel e que pode trazer dor de cabeça, é renunciar a ajuda profissional.

Como você viu nos tópicos anteriores, a venda de um imóvel não é algo tão simples quanto parece, existindo toda uma parte burocrática e cansativa, que para quem não tem experiência, se torna um grande problema.

Além disso, na maioria dos casos você perde boa parte do potencial de venda que o seu imóvel possui, não conseguindo passar o preço correto, valorizar os detalhes e o ambiente que ele se encontra e dentre outras coisas.

Diante disso, independente do tipo de imóvel, porte ou até mesmo valor, é essencial buscar ajuda profissional.

Por exemplo, um corretor de imóvel ou uma empresa especializada na compra e venda de imóveis, vai ajudar a você em todos os processos, começando na documentação até a venda final do imóvel.

Inclusive, nós da Imobiliária Magalhães podemos te ajudar nesse processo, possuindo um grupo especializado de profissionais, que lhe ajudarão durante todo o processo da venda do seu imóvel.

Hoje, nós possuímos uma das melhores taxas de corretagem do mercado, onde dependendo da negociação, o preço já fica embutido dentro do valor do imóvel, não saindo nada do seu bolso.

Por fim, para garantir que o processo seja realizado corretamente, entre em contato conosco agora mesmo pelos contatos e garanta sucesso na sua venda:

magalhaesempreendimentosimobiliarios@outlook.com

(62) 9 9924-7649