Como fazer um contrato de compra e venda evitando prejuízos na negociação?
Para você que está se perguntando como fazer um contrato de compra e venda de uma casa para assim evitar prejuízos na negociação saiba que é algo extremamente simples.
Até porque, a compra de um imóvel pode ser uma verdadeira realização de sonho para maioria das pessoas, sendo algo de extremo desejo para maioria das pessoas.
No entanto, para quem está vendendo, caso não seja realizado um acordo correto, infelizmente surpresas desagradáveis podem surgir no futuro.
Isso porque, nem sempre conhecemos quem está comprando a casa, assim como também quem está vendendo, sendo essencial ter uma segurança nesse processo.
Por fim, para realizar isso da forma correta, veja a seguir como fazer um contrato de compra e venda evitando prejuízos na negociação, garantindo que ela seja realizada da forma correta.
O que é um contrato de compra e venda?
Para você que não conhece, um contrato de compra e venda, conhecido popularmente como CVV, é uma documentação formal que traz segurança e compromisso tanto para o vendedor de uma casa quanto o comprador.
Ou seja, é um documento que demostra que ambas as partes estão responsáveis no negócio, e cada uma deverá cumprir com seus deveres.
Dessa forma, é uma forma de evitar dor de cabeças ou problemas no futuro tanto para o comprador quanto o vendedor, oferecendo segurança nas negociações.
Hoje, você pode usar um contrato de compra e venda em diversas situações, seja na troca de imóvel por dinheiro, doação e dentre outras coisas, principalmente quando ainda não ocorreu a formalização do compromisso.
Uma das vantagens de um contrato de compra e venda, é que todos os itens ficam claros, e deverão ser cumpridos conforme previsto nele.
Assim, evitando que algumas das partes venha a contestar ou fugir daquilo que foi acordado.
O que deve ter em um contrato de compra e venda?
Um contrato de compra e venda pode ter quaisquer informações que sejam interesses das partes que estão interessadas no imóvel.
Dessa forma, tanto você vendedor, quando o comprador, podem negociar as exigências necessárias, claro, dentro da lei, e em conjunto chegar a um acordo.
No entanto, existem algumas informações consideradas como cruciais e muito importantes para tornar esse documento eficiente, que são:
- Descrição do imóvel detalhada, como endereço, matrícula, número de lote e outros;
- Valor do imóvel objeto da negociação;
- Data de tomada de posse definitiva do imóvel;
- Condições e formas de pagamento acordadas entre ambas as partes, com detalhes de valores, parcelas, juros e outros;
- Direitos e deveres tanto do vendedor quanto do comprador;
- Penalidades aplicáveis caso ocorra o descumprimento das cláusulas presente no contrato;
- Informações pessoais das partes, como nome completo, CPF, profissão, endereço e outros;
- Possibilidade de desistência das partes;
- Assinatura e dados das testemunhas.
Sou obrigado a elaborar um contrato de compra e venda de um imóvel?
Não, você pode simplesmente realizar a venda sem realizar o contrato de compra e venda de um imóvel.
No entanto, saiba que esse CVV é uma segurança que você obtém antes da negociação ser devidamente registrada e formalmente realizada.
Dessa forma, principalmente se você vai vender o seu imóvel de forma financiada, você consegue garantir que não haverá problemas futuros até que a alienação fiduciária seja extinta e o imóvel seja definitivamente passado para o novo dono.
Além disso, e um ponto de muita importância é que caso o imóvel tenha um valor acima de 30 salários-mínimos, você precisará realizar a escritura publica em conjunto ao tabelionato, com exceção de contratos de alienação fiduciária.
Como fazer um contrato de compra e venda?
Para você que deseja ter mais segurança na negociação que está sendo realizada, como fazer um contrato de compra e venda pode ser uma grande dúvida nesse momento.
No entanto, e o que nós da Imobiliária Magalhães como especialistas na venda de imóveis indicamos é buscar ajuda profissional para isso.
Até porque, estamos falando de um contrato, e qualquer termo usado de forma errada poderá acarretar prejuízos tanto para você quanto o comprador.
Dessa forma, para você que quer realizar esse processo, o mais indicado é buscar por uma empresa especializada, que junto ao cartório, advogados e profissionais capacitados, realizaram todo o contrato de forma que ambas as partes fiquem seguras e satisfeitas.
Inclusive, nós da Imobiliária Magalhães estamos a disposição para te ajudar na elaboração desse contrato de compra e venda, te ajudando a tirar todas as dúvidas e colaborando para um contrato justo e eficiente.
Entre em contato conosco agora e tenha total segurança e conforto na venda de um imóvel:
magalhaesempreendimentosimobiliarios@outlook.com
(62) 9 9924-7649