Como reduzir ruídos no apartamento: dicas fornecidas por especialistas!

como reduzir ruídos no apartamento

Como reduzir ruídos no apartamento: dicas fornecidas por especialistas!

A sensação de sons do mundo exterior invadirem seu espaço pode ser perturbadora, entender como reduzir ruídos no apartamento é a chave para viver bem em seu imóvel.

Embora muitas pessoas achem difícil ter silêncio em um apartamento, a realidade é que tudo é mais simples do que você imagina.

Continue lendo o nosso artigo e descubra como reduzir ruídos no apartamento agora mesmo, tornando o seu ambiente muito mais aconchegante.

Por que apartamentos tem ruídos?

Para entender como reduzir ruídos no apartamento, você precisa compreender de onde eles vêm.

Os apartamentos são imóveis de parede e piso compartilhados, ou seja, você divide a estrutura do prédio com seus vizinhos.

Consequentemente, o comportamento de seus vizinhos pode influenciar no volume de ruídos.

No entanto, isso não significa que a culpa seja 100% da vizinhança, existem outros pontos como ruídos internos e externos.

Basicamente, os ruídos internos são provocados por você mesmo, os externos costumam vir da área de lazer, ruas, avenidas e etc.

Em poucas palavras, apartamentos tem ruídos porque são imóveis com pouca ou nenhuma estratégia acústica.

Como reduzir ruídos no apartamento?

Agora que sabemos por que os apartamentos têm ruído, vamos orientá-lo a construir uma estratégia de isolamento acústico.

O primeiro passo é tratar dos ruídos internos, que são aqueles provocados por você mesmo.

Ou seja, seu calçado, caminhar, equipamentos eletrônicos, vibração da geladeira, móveis, instrumentos musicais etc.

Faça uma inspeção nestes itens e os corrija, às vezes nós fazemos barulho sem perceber, e culpamos a vizinhança pelos ruídos.

Reconhecer seus erros é o primeiro passo para reduzir ruídos no apartamento.

Veja também: Taxa de Financiamento Imobiliário em 2023: tudo que você precisa saber!

Tapetes e Carpetes

O uso de tapetes e carpetes pode melhorar significativamente os ruídos do seu apartamento.

Além disso, essa prática é muito recomendada para inquilinos do prédio inteiro, pois graças a essa simples ação você consegue poupar o vizinho de baixo e reduzir os ruídos internos.

Portanto, se você busca por como reduzir ruídos no apartamento, aderir ao uso de tapetes e carpetes é uma escolha inteligente.

Lembre-se de escolher modelos que combinem com sua decoração, desse modo, você garante o silêncio e a estética do imóvel.

Cortinas pesadas

Acredite que se quiser, mas o uso de cortinas pesadas absorve o som interno e externo.

Isso promove uma melhoria visível no ambiente, principalmente se você mora em andares mais baixos, normalmente os mais afetados por ruídos.

Sendo assim, recomendamos fortemente o uso de cortinas pesadas para reduzir ruídos em apartamentos.

Móveis

Sabe quando você entra em um lugar vazio e ouve eco? Pois bem, um imóvel com pouca mobília tem mais chance de propagar ruídos.

Portanto, faz sentido pensar na aquisição de móveis para seu apartamento, opções amadeiradas tendem a oferecer maior redução de ruídos.

Entretanto, isso não significa que tenha que comprar móveis desnecessários, mas é bom mobilizar o espaço o máximo possível, isso reduz consideravelmente a propagação de som.

Veja também: Como contratar um corretor de imóveis com segurança

Vedação de janelas e portas

Embora pareça óbvio, muitos moradores de apartamento ignoram essa dica.

Normalmente, as portas e janelas possuem frestas, que permitem a entrada e saída de ruídos, gerando desconforto aos moradores.

Hoje em dia, existem portas e janelas que possuem o recurso de vedação, além disso, você mesmo pode realizar o procedimento.

Existem diversas opções no mercado que oferecem a vedação de portas e janelas, basta encontrar um modelo compatível com suas portas e janelas e realizar o procedimento.

Isolamento acústico

Apesar de todas as opções anteriores serem funcionais, o isolamento acústico é escolha mais eficaz para os que buscam por como reduzir ruídos no apartamento.

Todavia, esse tipo de procedimento deve ser feito por profissionais, e normalmente custam mais caro que as opções anteriores.

Conclusão

Você não precisa desistir do sonho de morar em um apartamento, mas deve compreender o básico sobre acústica para evitar dor de cabeça.

Sendo assim, esperamos que nossas dicas de como reduzir ruídos no apartamento tenha tem ajudado.