Financiamento de imóveis: dicas de como conseguir a melhor negociação

modelo-de-casa-de-ferias-chave-e-desenho-em-area-de-trabalho-retro-conceito-de-venda-de-imoveis

Financiamento de imóveis: dicas de como conseguir a melhor negociação

Devido ser objetos que muitas das vezes tem um valor mais elevado, quase sempre a modalidade de financiamento de imóveis se torna necessária, para finalmente conseguir realizar o sonho da casa própria.

No entanto, a depender da negociação, você que está comprando uma casa pode acabar pagando mais caro ou saindo no prejuízo em alguns detalhes.

Ou seja, o que seria a realização de um sonho, a curto prazo já pode começar a se tornar uma verdadeira dor de cabeça.

Portanto, para evitar que você venha a sofrer com isso, veja a seguir algumas dicas de como conseguir a melhor negociação no financiamento de imóveis, garantindo que seja feito um bom e lucrativo negócio.

1.    Escolha o melhor financiamento para você

Primeiramente, você precisa saber que durante a negociação, poderá haver diversos tipos diferentes de financiamentos disponíveis para serem realizados.

E, entender como funciona é muito importante principalmente para que você possa escolher o que melhor se encaixa com o seu perfil, condições de pagamentos e outros.

Hoje, os principais tipos de financiamento imobiliário que existem são:

Financiamento direto com a construtora

Um dos financiamentos que mais pode compensar financeiramente falando, seja para compra de um imóvel na planta ou já construindo é aquele realizado pela própria construtora.

Hoje, os juros circulam em torno de 12% ao ano a depender da entrada e negociação, sendo bem menos rígido do que alguns financiamentos bancários.

Isso porque, você tem uma maior possibilidade de negociação, possibilitando conseguir parcelas mais acessíveis e em condições melhores.

Inclusive, aqui nós da Imobiliária Magalhães oferecemos uma das melhores condições de financiamento de imóveis, onde você pode realizar o seu sonho com parcelas que cabem no seu bolso e orçamento.

Financiamento bancário

Hoje, você também pode realizar o financiamento de imóveis direto pelo banco, uma das modalidades mais conhecidas.

Os valores de taxa vão variar conforme cada banco, sendo condições como entradas, parcelas e dentre outros, também fixados individualmente por cada empresa.

Bancos como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e muitos outros oferecem essa oportunidade de financiamento.

Consórcio de imóveis

Assim como um consorcio de veículos, também existe a modalidade de imóveis, onde um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se reúnem com a mesma intensão de adquirir seu imóvel.

No consórcio, você vai pagando as parcelas mensais, e todos os meses existem sorteios, onde uma pessoa do grupo é contemplada.

Além disso, assim como na modalidade convencional, você pode dar lances mensais, aumentando as chances de conseguir.

Você hoje pode usar o seu FGTS para dar lances e receber a carta de crédito de forma mais rápida.

Por fim, vale citar que o consorcio de imóvel geralmente só envolve o valor do imóvel, onde você precisa carcar por fora as taxas administrativas e de regularização.

Geralmente as taxas de juros são mais altas que o normal, variando conforme cada operadora do consórcio e as condições escolhidas.

Sistema financeiro de habitação

Desenvolvido pelo próprio Governo Federal, você tem a possibilidade de usar o sistema financeiro de habitação, inclusive, um dos mais procurados da atualidade.

Nesse sistema, você vai realizar o financiamento de acordo com os recursos disponíveis no FGTS e da poupança, que inclusive servem como uma garantia para quitação dele.

Você hoje pode ter acesso ao SFH diretamente pela Caixa Econômica, com prazo máximo de quitação em 35 anos, e valor máximo em R$ 585 mil.

As taxas de juros geralmente circulam entre 12% ao ano, a depender da época, e o valor das parcelas não podem comprometer mais de 30% do salário do solicitante.

Crédito imobiliário para servidores públicos

Se você se encaixa como servidor público, você pode conseguir financiar um imóvel com condições diferenciadas.

Nesse caso, você pode conseguir parcelas de juros reduzidas, e as parcelas podem ser amortizadas em 180 meses.

Lembrando que essa modalidade é direcionada tanto para servidores ativos como também inativos.

2.    Conheça o valor total financiado

Saiba que não é só o valor do imóvel em si que pode entrar no processo de financiamento, existindo também outras taxas extras em relação principalmente a regularização.

Um dos principais custos são a escritura e o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), que costuma ser de cerca de 2% sob o valor total, variando conforme a região do imóvel.

Conhecer esses valores vai fazer com que você fique ciente de tudo, e caso necessário, consiga renegociar, quitando por fora os valores possíveis, não sobrecarregando o valor das parcelas.

3.    Verifique as taxas de financiamento

Uma dica que nós sempre oferecemos é procurar conhecer as mais diversas taxas de financiamento de mercado naquele momento.

Até porque, conhecendo as taxas, você vai conseguir de forma mais simples escolher aquela que tiver as menores porcentagens naquele momento.

Outras características também são importantes nesse momento de avaliar as taxas, como:

  • Condições;
  • Regras e limites;
  • Tempo de aprovação da análise;
  • Prazos.

4.    Realize amortização

Uma dica de ouro no processo de financiamento de imóveis é realizar o processo de amortização para reduzir os juros e as parcelas.

Poucas pessoas sabem, mas através dessa modalidade, você consegue reduzir o tempo útil de pagamento do imóvel, reduzindo as parcelas e taxas de juros restantes.

Assim, uma divida que você provavelmente iria pagar em 35 anos, poderá ser paga em apenas 10 ou até 5 anos com esse processo.

Verifique no financiamento realizado se isso é possível e quais são as condições/benefícios oferecidos para essa modalidade.

5.    Pesquise por opções para ter uma maior noção

Antes de fechar uma negociação, é importante que você tenha respaldo e conhecimento médio de preços para aquele tipo de imóvel.

Isso porque, ao conhecer isso, você vai saber julgar quando o preço está caro ou barato demais, podendo negociar com o vendedor possuindo argumentos para isso.

Com isso, você poderá argumentar e quem sabe conseguir um desconto ou condições de financiamento bem melhores.

6.    Verifique o imóvel

Veja o imóvel por completo, tanto a parte física dele, como estrutura e outros, como também toda a documentação.

Até porque, qualquer detalhe encontrado pode ser uma oportunidade para que você consiga negociar e melhorar as condições de compra.

Isso evita inclusive que você venha a ter maiores dores de cabeça no futuro, garantindo a compra com segurança.

Como realizar o melhor financiamento de imóvel?

Para você que deseja fazer o melhor financiamento de imóvel, nós indicamos que você busque sempre a ajuda de profissionais capacitados e com conhecimento técnico para isso.

E nós da Imobiliária Magalhães, com mais de 30 anos de mercado, podemos te ajudar nesse processo, onde possuímos profissionais treinados e que pode te ajudar a realizar a melhor negociação com as melhores condições.

Dessa forma, você que tem o sonho de comprar a casa própria poderá finalmente realiza-lo, garantindo ainda uma negociação justa e eficiente.

Entre em contato conosco agora mesmo e garanta a melhor compra:

magalhaesempreendimentosimobiliarios@outlook.com

(62) 9 9924-7649

Clique aqui e confira também o catálogo atualizado de imóveis disponíveis a venda.